28 livros que nos ajudam a entender melhor o mundo em que vivemos

Espinosa - Tratado Político


Coleção Folha Grandes Nomes do Pensamento

Espinosa

Informações técnicas:

Dimensões: 16,1 cm x 23,6 cm
Capa dura couchê brilho 150g/m²

Tradução: Diogo Pires Aurélio

Espinosa

Pierre Lévy (1956-) é um dos pensadores-chaves para entendermos o mundo contemporâneo, especificamente no encontro entre o comportamento e as novas tecnologias da informação.

Adotar a exatidão do método matemático para expor e comprovar o caráter irrefutável de seu sistema não foi a única ousadia especulativa de Espinosa (1632-1677). Além de fazer coincidir Deus e Natureza numa única substância e prenunciar o que hoje chamamos de ecologia, o pensador de origem portuguesa introduziu na reflexão moral a influência decisiva dos afetos, ou seja, paixões alegres ou tristes que, conforme as diversas combinações, produzem ganho ou perda das potências.

O inevitável conflito de afetos que leva à discordância e, às vezes, à oposição das múltiplas individualidades é um dos problemas fundamentais abordados por Espinosa neste inacabado “Tratado Político”. Por meio do rico conceito de potência, o filósofo pensa a política como uma correlação de forças, defende a democracia em plena era absolutista e põe em destaque o papel da multidão, muito antes de a sociedade de massas sequer existir.

Cássio Starling Carlos
Colunista da Folha