28 livros que nos ajudam a entender melhor o mundo em que vivemos

Platão - Mênon


Coleção Folha Grandes Nomes do Pensamento

Platão

Informações técnicas:

Dimensões: 16,1 cm x 23,6 cm
Capa dura couchê brilho 150g/m²

Tradução: Maura Iglesias

Platão

“A maneira mais segura de fazer uma caracterização geral da tradição filosófica europeia é dizer que ela consiste em uma série de notas de rodapé a Platão (c. 428-348 a.C.).” Pode haver certo exagero na afirmação do filósofo e matemático britânico Alfred North Whitehead (1861-1947), mas não é por acaso que sua frase tem sido repetida por décadas.

Com simplicidade e força, a imagem sintetiza a importância de Platão não só pelo trabalho inicial no campo da filosofia mas também pela influência duradoura de seus escritos. Valendo-se sobretudo de diálogos, o pensador grego deixou vasta obra acerca dos mais variados temas. Em “Mênon”, Platão descreve uma conversa na qual Sócrates discute o que é a virtude e põe em debate a possibilidade de ensiná-la.

Mais do que essas questões, contudo, o que desperta interesse nesse texto em particular é sua posição no conjunto da obra. Classificado como diálogo de fase intermediária, “Mênon” mistura a influência de Sócrates com elementos que marcariam a reflexão própria de Platão.

Uirá Machado
Editor de opinião da Folha