28 livros que nos ajudam a entender melhor o mundo em que vivemos

São Tomás de Aquino


Coleção Folha Grandes Nomes do Pensamento

São Tomás de Aquino

Informações técnicas:

Dimensões: 16,1 cm x 23,6 cm
Capa dura couchê brilho 150g/m²

São Tomás de Aquino

“Questões Disputadas sobre a Alma” é um dos tomos mais sucintos da vasta obra filosófica de São Tomás de Aquino (1225-1274), mas sua leitura é suficiente para que o público do século XXI consiga entender como esse frade italiano operou sua influente síntese da teologia cristã com a tradição filosófica representada por Aristóteles.

No livro, organizado em perguntas e respostas, formato típico dos debates acadêmicos medievais, o erudito da ordem dominicana usa os tratados aristotélicos, bem como os textos de Platão e até a obra de pensadores muçulmanos e judeus que absorveram a filosofia grega, como instrumentos para racionalizar a doutrina tradicional da Igreja sobre a alma humana.

Ao contrário de muitos cristãos anteriores e posteriores a ele, São Tomás de Aquino não era dualista, ou seja, não acreditava na separação absoluta entre alma e corpo: para ele, embora a alma sobreviva à morte, existe uma unidade essencial entre ambos, o que explica a crença dos cristãos na Ressurreição. O livro investiga ainda outros temas teológicos fundamentais da tradição católica, como a diferença entre as almas humanas e os anjos e o significado do sofrimento espiritual no Inferno.

Reinaldo José Lopes
Colunista da Folha